Notícias

Postado em 03 de Junho de 2014 às 11h29

Mais da metade dos estudantes entrevistados pelo IBGE afirmaram já ter experimentado bebidas alcoólicas

Drogas (5)
Biblioteca Itinerante Novo Conteúdo 13 O resultado da segunda edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira, 19 de...

O resultado da segunda edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira, 19 de junho, revelou que 50,3% dos 109.104 estudantes do 9º ano, com idade entre 13 e 15 anos, entrevistados pelo IBGE, já tomou alguma vez na vida pelo menos uma dose de bebida alcoólica.

O maior índice foi no Sul, com 56,8% dos adolescentes, e o menor foi no Nordeste, com 47,3%. A proporção das meninas foi maior que a dos meninos, 51,5% e 48,5%, respectivamente.

Em relação ao cigarro, os dados da PeNSE para as capitais brasileiras, mostraram que o número de estudantes que já experimentaram, caiu de 24,2% para 22,3%, entre 2009 e 2012. 29,8% dos estudantes informaram que pelo menos um dos responsáveis era fumante, e 89,3% dos adolescentes estudam em escolas que informaram possuir política sobre proibição do uso do tabaco.

Além disso, havia, na pesquisa do Instituto, questões sobre o uso de drogas ilícitas como, maconha, cocaína, crack, cola, loló, lança perfume e ecstasy, os dados evidenciam que 7,3% dos estudantes já usaram algum destes tipos de droga. As capitais com maior percentual foram Florianópolis, com 17,5%, e Curitiba, com 14,4%. Palmas e Macapá foram as capitais com os menores índices, ambas com 5,7%.

Entre os 7,3% de estudantes que já usaram drogas ilícitas, o consumo atual de maconha foi de 34,5%. Em relação ao total dos estudantes, este percentual foi de 2,5%. O maior consumo de maconha está entre os estudantes residentes no Sul, que representaram 3,6%. O menor percentual foi observado no Nordeste, 0,9%.

O uso do crack, entre os 7,3% de estudantes que fizeram uso drogas ilícitas alguma vez na vida, é de 6,4%, entre todos os entrevistados esse número é de 0,5%.

A pesquisa foi realizada através de um questionário eletrônico, em 2.842 escolas de todo o país, entre abril e setembro de 2012, a partir de convênio entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Saúde, com o apoio do Ministério da Educação.

Veja também

Florianópolis registra maior número de estudantes do 9º ano que já usaram drogas, segundo IBGE.03/06/14 Florianópolis registra maior número de estudantes do 9º ano que já usaram drogas, segundo IBGE Região sul apresenta piores índices entre estudantes no uso de bebidas e entorpecentes Na Capital catarinense, 17, 5% dos estudantes do 9º ano já usaram drogas como o crackFoto: Cristiano Estrela / Agencia RBS Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de......
Documento da ONU mostra panorama sobre consumo de substâncias03/06/14 Documento da ONU também mostra panorama sobre consumo de substâncias como opióides, cocaína, maconha e ecstasy. Yury Fedotov, Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC),......
Lançamento da Cartilha sobre as drogas27/11/14Comunicado A Biblioteca Itinerante comunica que hoje lança sua cartilha sobre a prevençao das drogas. Essa cartilha educativa ja está à disposiçao de todos, e tem como titulo "Saiba tudo sobre as drogas". Nos ajude......

Voltar para Notícias